terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Porque usar antivírus, mesmo com firewall?


Como já havia dito, o firewall funciona como um filtro, impedindo que sejam enviados e recebidos dados — maliciosos ou não — pelas portas que o firewall estiver bloqueando. Porém, o navegador de e-mail ou as portas utilizadas pelo navegador da internet, por exemplo, são sempre liberadas por padrão. Ou seja, mensagens de spam, sites que possam conter conteúdo perigoso ou mesmo downloads, não são protegidos pelo firewall, já que trafegam através de portas liberadas.
Portanto, nenhum firewall substitui software antivírus, muito menos dispensa uma boa educação do usuário sobre os cuidados que deve ter na rede, como não executar programas suspeitos, não abrir emails de contatos desconhecidos e não fazer downloads de programas piratas — que costumam ser belas fontes de contaminação por vírus e trojans.



Saiba mais AQUI

FIREWALL HARDWARE OU SOFTWARE?


A escolha é feita de acordo com o tamanho da rede, volume de tráfego, quantidade de interfaces, e valor disponível para investimento. Firewalls por software tende a ter uma capacidade de gerência de tráfego maior do que os Firewalls em hardware porque são limitados pelo processador e memória do servidor, quanto mais você possuir, maior será a capacidade de processamento do seu firewall, um firewall em hardware com capacidades semelhantes custaria muito caro. No entanto, caso você precise de muitas interfaces, normalmente o firewall em hardware atende melhor. Pode-se usar uma solução mista, mas varia de caso a caso.

A imagem abaixo ilustra um exemplo de Hardware Firewall:



O QUE É FIREWALL?



Para proteger sua casa contra invasões e possíveis malfeitores, você deve tomar medidas que assegurem sua proteção, como trancar a porta, instalar cercas elétricas, colocar alarmes, entre outras coisas. Pode-se dizer que o Firewall tem uma função similar a destes aparelhos, pois “tranca” todas as portas e janelas do computador, garantindo que só “os autorizados” entram e saiam. Ele já possui pré-definidos quais as portas que podem permanecer abertas, porém o usuário pode alterar essas configurações de acordo com suas necessidades.
Em termos técnicos, o Firewall se responsabiliza por controlar os dados transferidos para o seu computador através da internet, além de impedir que algum software malicioso invada sua máquina e cause estragos no sistema. Também prevene que informações pessoais ou confidenciais sejam transmitidas pelo seu computador para a internet .
Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.
A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada.

Saiba mais AQUI

domingo, 27 de janeiro de 2013

FIREWALL


Com a chegada da internet banda larga e conexões cada vez mais eficientes, tornou-se mais fácil para os usuários possuírem acesso a diversos sites, se comunicarem, compartilharem informações, bem como realizarem diversas outras tarefas, de forma muito mais rápida, comparada as antigas linhas discadas. Entretanto, assim como o avanço trouxe benefícios, novos tipos de ameaças também apareceram. A disseminação de vírus, os ataques de hackers a todo tipo de máquina, seja pessoal ou corporativa, estão maiores do que nunca. 
Para não nos tornarmos vitimas, inúmeras ferramentas foram implementadas para garantir a segurança do usuário enquanto ele utiliza sua máquina pessoal. Uma delas é o Firewall, que já se tornou um quesito de segurança com grande importância no mundo da computação. À medida que o uso e surgimento de informações e sistemas cresce, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas de segurança eficientes. O firewall é uma opção praticamente imprescindível. Os post’s seguintes, responderão as perguntas como, o que é firewall, seus tipos, modos de funcionamento e o porquê de usá-lo em seu computador.

Saiba mais AQUI